terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Como fazer Álcool 70

Álcool 70% é mais esterilizante que o álcool 98% ?


Parece incoerente o mais forte ser menos bactericida do que o mais fraco. O álcool mais concentrado(98%) evapora mais rapidamente do que o menos concentrado(70%), o mais concentrado leva menos tempo para evaporar, fica menos tempo em contacto com as bactérias, e com isso diminui sua eficácia,ao passo que o 70% leva mais tempo para evaporar, ficando mais tempo em contacto com elas, aumentando seu poder bactericida.
Resolva agora um probleminha de matemática envolvendo o assunto exposto.
Se você possui 1 litro de álcool 98% e 1 litro de água destilada.Como proceder para obter um litro de álcool 70%?
Resposta: se em 1000ml da mistura contém 980 ml de álcool + 20 ml de água destilada,então; estabelecendo uma regra de três simples e direta,temos:


1000.................98%


   M................ 70%


Isto resulta: M = (1000x70)/98


M = 714,28 ml da mistura a 70% e 285,7143 ml da diferença proporcional aos 98%.


Logo, é só retirar com uma seringa aproximadamente de 1 litro de álcool(98%) 285,7143ml, e acrescentar esse mesmo volume de água destilada.O resultado dessa mistura é álcool 70%.Para ser mais preciso, 714,28 ml da mistura anterior + (285,7143-0,28 ) = 285,7143ml de água destilada aproximadamente igual a 1000ml de álcool 70%.



6 comentários:

vrgaldeano2 disse...

Ensina como faz álcool 70% V/V (Volume/volume) o que não é o recomendado para assepsias.
O álcool 70% P/P (Peso/Peso) este sim é o recomendado para assepsias.
É feito pela regra prática 77 ml álcool etílico e mais 27 ml H2O ou PESANDO 70 ml de álcool acrescentar 30 gramas de água.
È necessário fazer esta distinção.

O álcool 70 (álcool etílico hidratado 70º INPM) é um desinfetante de média ou baixa eficiência que contém álcool etílico e água, ou seja, uma solução aquosa de álcool.
A quantidade de álcool pode ser avaliada segundo a fração em volume ou a fração em massa.
O Grau GL (°GL) é a fração em volume ou percentual em volume (%v) e o
Grau INPM é a fração ou percentual em massa ou em peso (%p).
Ressalta-se que GL é a sigla de Gay Lussac e INPM é a sigla de Instituto Nacional de Pesos e Medidas.
Portanto, o álcool 70 é o nome comercial do álcool 70 °INPM (70% p/p) ou
77 °GL (77% v/v).

Anônimo disse...

meio complicado de entender, mas eh exatamente esse o procedimento. mto bom

Professor Alzerino disse...

Caro vrgalano2, estou aqui mais interessado em mostrar as relações matemáticas e sua aplicabilidade, não sei qual dois dois método é o mais eficiente, não fiz nenhuma esperiência científica nesse sentido para saber qual desses, tem um maior poder germicida,mas valeu pela dica e obrigado por ter lido o meu blog.

Jacques disse...

Professor, o efeito bactericida do alcool 70% está no fato de facilitar a penetração através da membrana plasmática das bactérias (em relação ao 98%). Espero ter colaborado. Um abraço. *tenho um trabalho científico que versa esta área. Caso haja interesse posso enviá-lo.

Anônimo disse...

O problema é que o álcool "contrai" quando entra em contato com a água e o volume dele diminui, o que faz você acrescentar mais água do que o necessário, diluindo mais do que os 70% que vocÊ quer. O certo a se fazer é verificar a densidade do álcool que vai ser diluido e comparar com o ºGL para saber quantos GRAMAS de álcool você tem que pesar para produzir tantos GRAMAS de álcool 70%. Desse total que você vai adquirir, diminua o peso do álcool e você sabe quanto de água destilada terá que pesar e acrescentar ao álcool.

AMANDIO MONTEIRO disse...

Boa tarde professor. Gostaria k me explicasse como fazer álcool de cereais, pois esse álcool em Portugal ñ se encontra.
Já agora quero fazer uma receita k vi num site em que fala em álcool hidratado. Ñ será um termo referente ao álcool k se compra nas farmácias?
Por favor dê-me uma explicaçãozinha.
Obrigado

Powered By Blogger